O projeto Abril pra lá de Abril pretendeu ser não só um espaço de comemoração dos 50 anos do 25 de abril, mas sobretudo de reflexão e de ação na promoção dos valores e direitos conquistados. Tendo, três grandes objetivos definidos: Reflexão e promoção do papel dos/as jovens na defesa dos valores e direitos conquistados em abril, Mobilização para a ação local e Construção de pontes entre a liberdade de 1974 e a liberdade de 2024 em permanente reflexão para ação no âmbito da cidadania participação juvenil!
O Abril saiu à rua e expressou as causas que nos movem em 2024 num grito coletivo sobre a romantização do contexto histórico e educativo do colonialismo, os direitos das pessoas LGBTQIAP+ e o direito ao espaço associativo, educativo e coletivo no centro da cidade numa altura em que muitas organizações estão a perder o seu direto ao lugar.
Neste sentido, no caminho do Abril para lá de Abril passamos por 3 fases distintas:
O projeto teve duas edições que decorreram em Julho e Agosto de 2024. Teve como casa a Sala da Comunidade da Biblioteca de Belém, foi apoiada pelo programa Geração Z do IPDJ e envolveu diversas organizações, entidades e pessoas da comunidade.
Agradecimentos:
Biblioteca de Belém, Museu de Aljube, Associação Moinho da juventude, Dentu zona, Fábrica das Artes, +Skillz, Ciclo Oficina da Junqueira, Casa do Comum, Renovar a Mouraria, Camones Artes Bar, MAAT, IPDJ e às 19 pessoas da comunidade com quem conversámos na rua e partilharam conosco os seus espaços de liberdade.